sábado, 21 de agosto de 2010

Cartório Eleitoral realizou eleição simulada


Cumprindo determinação do TSE, os servidores do  Cartório Eleitoral da 35ª zona de São Luis Gonzaga do Maranhão realizaram na na data de hoje uma eleição simulada nas urnas eletrônicas para testar os sistemas eleitorais que serão usadas na recepção e transmissão de dados dos arquivos de votação das urnas eletrônicas. Foram instalados no cartório eleitoral três seções, sendo que os dados dos eleitores são reais, mas os candidatos são fictícios (desenhos e fotos de animais).
Servidores simulam eleição no cartório
Serão observados todos os procedimentos de uma eleição, desde a preparação das urnas, totalização, envio de dados, recuperação de dados. O simulado tem carater nacional e envolve o sistema da Justiça Eleitoral de todo o País.
"Todas as zonas eleitorais, além de testar durante todo o dia de hoje, farão um simulado de troca de urnas, para prever esta situação e saber quais os procedimentos para trocar no dia da eleição, em caso de problema", afirma o servidor requisitado Orlando Costa Vieira.

quinta-feira, 19 de agosto de 2010

VALE ALIMENTAÇÃO PARA MESÁRIO SERÁ DE 20,00



 Vídeo Mesário Voluntário

A Justiça Eleitoral de São Luis Gonzaga já iniciou os trabalhos de convocação dos mais de 240 mesários que prestarão serviços nas mesas receptoras de votos nas eleições 2010. A Portaria 127, do TSE, fixou em R$ 20,00, o valor máximo a ser pago para a alimentação dos mesários convocados para as eleições. O valor chega a $ 40,00 no caso de supervisores de prédio que ficarão responsáveis por cada local de votação.

O trabalho dos mesários não é remunerado, esse valor de R$ 20,00 é apenas um auxílio, em razão da jornada trabalhada. Seria até injusto chamar esse pequeno valor de remuneração, pois o serviço prestado pelo mesário no dia da eleição tem um valor inestimável e pode funcionar como uma satisfação pessoal por estar contribuindo para o desenvolvimento da democracia e da nação. Para o presidente do TSE, o auxílio-alimentação fornecido pela Justiça Eleitoral no dia das eleições "é o mínimo, um direito de subsistência básico do mesário que vai lá cumprir o dever cívico". Conheça agora as vantagens e prerrogativas dos mesários:
Vantagens de Ser Mesário
  • 2 (dois) dias de folga para cada dia trabalhado como mesário;
  • Certificado de serviços prestados à Justiça Eleitoral
  •  
Quem pode ser mesário:
Todo eleitor em situação regular perante a Justiça Eleitoral poderá ser mesário na sua Zona, preferencialmente no local e na Seção em que vota.

Quem não pode ser mesário:
  • os eleitores menores de 18 anos;
  • os candidatos e seus parentes, ainda que por afinidade, até o segundo grau inclusive, e também o cônjuge;
  • os membros de diretórios de partidos políticos caso exerçam função executiva;
  • as autoridades e agentes policiais, bem como os funcionários no desempenho de cargos de confiança do Executivo;
  • os que pertencerem ao serviço eleitoral.


sábado, 14 de agosto de 2010

Cartório Eleitoral fará plantão para voto em trânsito


A equipe do Cartório Eleitoral de São Luis Gonzaga estará em regime de plantão neste sábado e domingo para cadastrar eleitores que pretendem se cadastrar no novo sistema de votação chamado voto em trânsito. O serviço permitirá que os eleitores fora da cidade onde seu título está registrado votem apenas para presidente. O eleitor não precisará justificar o voto para os outros cargos. Este fim de semana é a última chance para fazer o pedido. Para se cadastrar, basta comparecer a qualquer cartório eleitoral até domingo (15) com o título de eleitor e um documento oficial com foto. O cartório de São Luis Gonzaga irá abrir das 07:30 às 19:00 de sábado e domingo.

TRE realizou treinamento para chefes do cartório

Chefes de cartório em treinamento no TRE
Caríssimos, este blog ficou sem atualização durante cinco dias devido ao treinamento de chefes e cartórios em que eu estive participando nos dias 10, 11 e 12 de agosto no Tribunal Regional Eleitoral. O evento objetivava repassar todas as informações sobre os procedimentos a serem adotados nas eleições 2010, principalmente nos atos preparatórios para as eleições, no dia do pleito, bem como, na apuração dos resultados. A partir de hoje voltamos com força total no intuito de passar informações relevantes sobre a preparação da nossa eleição municipal com a eficiência e transparência necessária que exige o nosso sistema eleitoral

domingo, 8 de agosto de 2010

Campanha em São Luis Gonzaga ainda é tímida

                  A pouco menos de dois meses das eleições, os principais candidatos ao governo do Estado - a governadora Roseana Sareny (PMDB), o comunista Flavio Dino e o ex governador Jackson Lago- ainda não colocaram suas campanhas nas ruas de São Luis Gonzaga.

             A mobilização nem de longe mostra a proximidade de um pleito geral. São poucos os cabos eleitorais distribuindo os tradicionais santinhos, neste caso, a pequena movimentação fica por conta dos candidatos proporcionais.

            A economia neste primeiro momento pode representar uma estratégia para resguardar o fôlego para a reta final da campanha. Ainda é pouca a quantidade de carros se movimentando com adesivos de candidatos majoritários ou mesmo envelopados – denominação dada aos veículos que estão cobertos pela propaganda de candidatos. Em todo caso, a população agradece, já que o atraso nas propagandas diminui a poluição visual, além do barulho dos carros de som que incomodam bastante nesse periodo e aguardamos ansiosos que nesta campanha tenha mais debates de idéias e menos cartazes e barulhos dos carros de som.

sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Documento com foto é obrigatório nessas eleições

        A Justiça Eleitoral de São Luis Gonzaga já prepara uma grande campanha para conscientizar os eleitores sobre a importância de levar para a seção eleitoral, além do título, um documento de identificação com foto. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) podem ser apresentados: carteira de identidade ou documento de valor legal equivalente (identidades funcionais), certificado de reservista, carteira de trabalho e carteira nacional de habilitação, com foto. As certidões de nascimento e casamento não serão aceitas.Alguns jingles e comunicados já foram encaminhados para os meios de comunicação da cidade para lembrar o cidadão desta novidade nas eleições 2010.

Justiça Eleitoral de São Luis Gonzaga nomeia mesários

                A Justiça Eleitoral de São Luis Gonzaga do  Maranhão nomeou no dia 29 de julho mais de 200 mesários que trabalharão nas mesas receptoras de votos.
              O prazo para pedir dispensa dos trabalhos já se encerrou, tendo em vista que a dispensa só pode ser requerida cinco dias após a nomeação. A relação completa dos mesários nomeados pode ser encontrada no Cartório Eleitoral de São Luis Gonzaga.