domingo, 14 de outubro de 2012

CURIOSIDADES DAS ELEIÇÕES EM SÃO LUIS GONZAGA (parte 02)

Eleições 2012 marcou retrocesso na representatividade feminina do legislativo gonzaguense

Além de terem sido eleitas apenas duas mulheres, foi registrado o indeferimento de candidatura de três candidatas e o enquadramento de outra na lei da ficha limpa.




Nas eleições de 2008 os eleitores de São Luis Gonzaga elegeram quatro mulheres para o legislativo. 

Este ano, apenas duas foram eleitas, a Sra. Antonia Hermenegilda Canuto (Toinha Canuto), e Maysa Eliseth.

O número de eleitas nas eleições de 2008 foi significativo, tendo sido eleitas as vereadoras Irmã Sandra, Toinha Canuto, Tia Neusa e Alexandrina, sendo que esses nomes representavam quase 50% dos eleitos, um numero maior do que a cota de mulheres estabelecida pela Lei das Eleições para a formação das chapas de partidos e coligações que disputariam as eleiçoes.

É certo que duas dessas mulheres não chegaram a completar o curso do mandato. Tia Neusa por uma fatalidade do destino faleceu ainda no curso da legislatura, enquanto a outra foi cassada pela Justiça Eleitoral, a vereadora Alexandrina Maria Fernandes Freitas, tendo por base decisão do Tribunal de Contas que desaprovou sua prestaçao de contas em razão de irregularidades não sanadas quando a mesma era presidente da Câmara Municipal de São Luis Gonzaga, tendo sido considerada inelegível pelo TRE do Maranhão.

Os dados do TSE apontam que em todo o Brasil o avanço no percentual de mulheres eleitas ainda é lento. 

No país, 13,3% dos novos vereadores são mulheres. Em 2008, foram 12,53%. A lei determina um mínimo de 30% de candidaturas femininas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário