quinta-feira, 19 de julho de 2012

NOTA DO BLOG


                         

         O desafio de informar com responsabilidade

 

Em maio, foi sancionada pela presidente Dilma a Lei da Informação que permite que a população tenha acesso a todos os dados guardados nos órgãos e que sejam de interesse público, com exceção dos atos ultrassecretos e os que implicam a segurança do estado. Foi nesse sentido que este blog foi criado, pois de acordo com a lei, qualquer pessoa pode ter acesso a todo tipo de documentação, sua e dos outros, desde que não infrinja a segurança nacional, o segredo de justiça e a intimidade.

A lei obriga até mesmo o órgão público a publicar a remuneração de seus servidores (nome, cargo e salário), tendo de constar do site de cada órgão na internet. Ora, a Justiça Eleitoral, por ser também um órgão público e guardiã da democracia, não escapará desse tratamento, pois as informações sobre o andamento de candidatura são de interesse público. O próprio site do TSE já disponibiliza na internet a consulta ao andamento dos processos de candidatos, constando informações como a declaração de bens, certidões criminais e o andamento do processo de candidatura de cada vereador e prefeito.

A divulgação de dados dos candidatos neste espaço obedecerá, portanto, tratamento isento a todos os candidatos, pois não praticamos política partidária. É nesse sentido que fazemos um apelo a todas as pessoas que usam este blog como referência que ajam com responsabilidade ao citar este veículo de comunicação em outros blogs. A reprodução das matérias do blog é permitida, desde que não façam publicação parcial das matérias, montagens ou informar aquilo que somente é do interesse pessoal e partidário com a clara intenção de manipular informações para favorecer ou prejudicar esse ou aquele candidato, pois agindo dessa forma, estará sendo distorcido o objetivo deste blog que é informar de forma isenta e imparcial os atos dos candidatos da nossa cidade.

Dessa forma, voltamos a destacar que a Lei de aceso a informações foi um duro golpe a burocracia e a falta de transparência, sendo que Justiça Eleitoral de São Luis Gonzaga estará em sintonia com essa fase de um novo Brasil, mais aberto, mais rigoroso na prestação de contas e menos burocrático na prestação dos serviços ao cidadão, mas sempre chamando a atenção que essas informações devem ser repassadas de forma responsável, em respeito a intimidade, privacidade e a dignidade humana, direitos garantidos constitucionalmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário