segunda-feira, 17 de setembro de 2012

BASTIDORES DA PESQUISA ESCUTEC REALIZADA EM SÃO LUIS GONZAGA

Em resposta ao grande número de e-mails e telefonemas solicitando detalhes de pesquisas realizadas na cidade de São Luis Gonzaga do Maranhão, vimos a público informar que somente na data de hoje recebemos informações oficiais da empresa ESCUTEC sobre os dados da referida pesquisa, sendo que os números são os mesmos já amplamente divulgados pela imprensa local e por outros meios de comunicação:

A seguir responderemos alguns dados da mencionada pesquisa, mas que geralmente não são divulgados. No entanto, são informações importantes e que podem balizar uma análise mais apurada por parte dos eleitores do que está sendo divulgado: 

Quem foi o interessado pela contratação da pesquisa? 
A pesquisa foi contratada por uma empresa chamada GRÁFICA ESCOLAR S.A.  Uma rápida investigação na internet descobre-se que esse é o nome da razão social do Jornal O Estado do Maranhão, exatamente o meio de comunicação que publicou em primeira mão a referida pesquisa. Esse jornal que contratou a pesquisa é de propriedade da família da governadora Roseana Sarney.

Dos 404 entrevistados pela Escutec, quantas pessoas foram pesquisadas em cada bairro ou povoado?

Qual foi o custo da pesquisa?
De acordo com informações da Escutec a empresa Gráfica Escolar S.A - Jornal o Estado do Maranhão pagou  à empresa de pesquisa um total de 10.000,00 para realizar a pesquisa na cidade de São Luis Gonzaga do Maranhão.

Qual o percentual dos candidatos em cada bairro ou povoado pesquisado?
Não houve essa informação nos dados encaminhados à Justiça Eleitoral,  mas é uma informação importante, tendo em vista que a empresa realizou a pesquisa através de setores e é importante que todos saibam como se comporta a preferência eleitoral de cada um desses setores. Vamos em busca desses dados junto à ESCUTEC e oportunamente publicaremos os dados com essas informações.

O que representa em números o percentual obtido por cada candidato na pesquisa?
Isso vai depender da quantidade de eleitores que vão comparecer às urnas nestas eleições, mas considerando a média da votação em eleições anteriores façamos uma simulação considerando um comparecimento em torno de 14.000 eleitores. 
Nesse caso, de acordo com a ESCUTEC (que fique bem claro!) Dr. Emanoel abocanharia quase 8.400 votos, uma diferença de mais de 4.700 votos em cima do segundo colocado, Dr. Junior, que amelharia um pouco mais de 3.500 votos, isso sem falar de Quinco que conquistaria apenas 1.120 votos. 
A se confirmar os números da pesquisa, Quinco teria uma diminuição drástica em sua votação em relação a eleição de 2008. Naquela oportunidade, o candidato tirou 4137 votos, ou seja, 31,96% dos votos válidos, enquanto que Dr. Emanoel Carvalho, na eleição passada, tirou 4.665 votos, 36,04% dos votos válidos. 
De acordo com a ESCUTEC o candidato à reeleição quase que dobraria sua votação, pois de 36,04% subiria para 60,4% em relação a eleição passada, tomando praticamente metade da votação obtida pelos dois candidatos de oposição que naquela oportunidade obtiveram juntos 63,95% e atualmente, segundo a ESCUTEC não passa de 35%.
Lembrando que todas essas projeções levam em conta os números da pesquisa e a média de quantidade de eleitores em eleições passadas. Projeções essas que podem ou não se confirmar, pois essas confirmações dependem das margens de erro determinadas pelos planos amostrais e os respectivos cálculos estatísticos, somados à movimentação dinâmica do processo eleitoral e das já conhecidas peculiaridades que caracterizam o eleitorado gonzaguense.

Nenhum comentário:

Postar um comentário