quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Sem agiotas, campanhas desaparecem no interior…

Do blog de marcos deça
http://www.marcoaureliodeca.com.br/2012/08/08/sem-agiotas-campanhas-desaparecem-das-ruas-no-interior/

Quem acompanha as eleições no interior do estado tem observado um cenário novo neste pleito: pela primeira vez em muitos anos, a campanha parece não existir em vários municípios.
Para estes observadores, o motivo é simples: a prisão da quadrilha de agiotas chefiada por Glácuio Alencar inibiu a ação de outros criminosos.
O resultado é uma campanha sem o mesmo volume das últimas eleições.
 - A campanha parece parada, silenciosa - diz o deputado Hélio Soares (PP), que tem base eleitoral em diversos municípios. Para ele, não resta dúvidas de que o cerco sobre a agiotagem tem influenciado na falta de dinheiro.
- Tem uma minoria presa e uma maioria que está com medo da ação da polícia - avaliou o parlamentar.
A agiotagem foi tema, inclusive, de um discurso, ontem, do líder do governo na Assembleia, deputado César Pires (DEM).
 Com base em informações e documentos, Pires analisou a prática criminosa e confirmou dados já revelados neste blog, de que a quadrilha de Gláucio Alencar controlava mais de 1/3 das prefeituras. (Releia aqui)
- Fiquei assustado quando o sistema de segurança me comunicou que 87 prefeituras estão envolvidas diretamente com o sistema da agiotagem, isso só com os agiotas envolvidos na morte do Décio Sá - afirmou o líder do Governo.
Para ele, esta situação também é uma das que influenciam a miséria que assola o Maranhão.
- Como é que nós podemos melhorar os indicadores sociais se o sistema bancário está vendido? Se parte da polícia está podre? Se as políticas estão podres e se a maioria de nossos gestores compromete a Saúde e a Educação do município? - questionou Pires.
Gláucio é só um dentre tantos agiotas
Os agiotas como Gláucio são responsáveis pelo financiamento das campanhas eleitorais no interior. Em troca, passam a controlar o setor financeiro das prefeituras, cobrando dez, vinte, trinta vezes mais do que “emprestaram”.
Há casos, segundo a polícia, em que as prefeituras comprometiam até 80% dos recursos da merenda escolar apenas com agiotas.
Espera-se agora que o vazio da campanha possa resultar em gestores melhores.
Sem comprometimento com bandidos.
Estejam não estes bandidos incrustados no serviço público...

Nenhum comentário:

Postar um comentário